Carta aos Recrutadores de Scrum Masters, Agilistas e afins

Fonte: Pixabay

Este é um alerta aos recrutadores para papeis de Scrum Masters, Agilistas e afins.

Recentemente chegaram até mim histórias de (supostos) Agilistas que colocam em seus currículos que possuem uma determinada certificação sem, de fato, possui-la.

Isso, além de desrespeitar quem estudou, esforçou-se e, com sucesso, passou na prova, obtendo o certificado, acaba por enganar vocês — profissionais tão atarefados e empenhados em buscar o melhor para a empresa em que atuam — e que, claro, nunca achariam que candidatos pudessem ter tal comportamento repreensível, de verdadeira má fé.

A verdade é que pessoas de caráter duvidoso vêm se aproveitando do mercado aquecido e sedento por profissionais capacitados em Agilidade, para tirar vantagem e mentirem em seus currículos. Por isso, para que os RHs das empresas não venham a perder seu tempo sendo enganados por candidatos antiprofissionais e pseudo-Agilistas, convido-os a sempre a checarem, nos sites das organizações provedoras da certificação (ex.: Scrum.Org e Scrum Alliance), se o nome do candidato está realmente ali antes de sequer iniciarem o processo seletivo; se for pelo site da Scrum.org, ele aparecerá desta forma: https://www.scrum.org/user/276450.

Vamos tomar esse cuidado porque é o profissional que corre atrás, que se batalha, que estuda que deverá ter o mérito pelo que fez, e não pessoas aproveitadoras e de má índole. Mais do que isso, tenho certeza de que vocês gostariam de ter pessoas íntegras e honestas sendo contratadas e convivendo no mesmo ambiente que vocês.

Respeito demais o trabalho de vocês e espero ter contribuído com meu depoimento, meus amigos!

Eu imagino o quão atribulado e difícil seja trabalhar com Recrutamento e Seleção e valorizo muito o tempo e a dedicação de todos vocês.

Abraço,

Vanessa Franchi.

A truly Agile enthusiast! Brazilian Agile Leader, working at Invillia, a Global Growth Framework connected by developers, engineers, makers, and dreamers.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store